top of page
Buscar

SONHO DA PONTE ENTRE JOINVILLE E VILA DA GLÓRIA UM POUCO MAIS PRÓXIMO DE SER REALIZADO

Em março, a Amunesc (Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina) assinou o início do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a construção de uma ponte ligando o bairro Vigorelli, em Joinville, até a Vila da Glória, em São Francisco do Sul. Todo o processo licitatório foi realizado através do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário (CIM-Amunesc), finalizado em fevereiro.

(Foto: Amunesc)
(Foto: Amunesc)

O vencedor da licitação foi o Consórcio Infras-Caruso, e a previsão é de que o estudo seja executado em 18 meses dentro do investimento de R$ 4,3 milhões, valor que deverá ser dividido entre os municípios que serão diretamente impactados pela obra, em proporção: 10% para Garuva, 20% para Itapoá, 30% para São Francisco do Sul e 40% para Joinville. 

Além da construção da ponte, o estudo ainda contempla a avaliação de benefícios diretos e indiretos do desenvolvimento de novas infraestruturas de transporte e melhoramento das que já existem. De acordo com o portal de notícias da Amunesc, a metodologia do EVTEA também otimiza o uso dos recursos públicos, inclui levantamento de dados necessários para o licenciamento ambiental, traz a previsão de custos da obra e ainda cria a oportunidade de buscar financiamentos internacionais.

Adriano Silva, Presidente da Amunesc e Prefeito de Joinville, reforçou que “com esse estudo, teremos condições de definir o melhor modelo construtivo e buscar financiamentos internacionais, além da parceria com o Governo do Estado para viabilizar o projeto”.


Como funciona atualmente?


Hoje, a travessia de Joinville até a Vila da Glória se dá pelas balsas que operam na Baía da Babitonga. “A demanda é antiga e representa um anseio legítimo da população. O acesso de Vigorelli à Vila da Glória é feito por meio de balsa, o que limita o fluxo de pessoas, mercadorias e serviços, além de tornar a travessia dependente das condições climáticas e operacionais. A ponte representaria uma conexão direta e permanente, facilitando o deslocamento diário dos moradores e impulsionando o desenvolvimento regional”, comentou o Prefeito de Itapoá e Presidente do CIM-Amunesc, Jeferson Garcia.

(Foto: Pulsar Imagens)
(Foto: Pulsar Imagens)

Garcia reforça que ainda existe a opção de contornar por rodovias até São Francisco do Sul e retornar à Vila da Glória por terra, mas é um trajeto mais longo, o que torna a ponte uma solução ainda mais moderna e segura, sendo ideal para esta ligação.





Etapas


Para o primeiro momento, o objetivo é que a ponte ligue o bairro Vigorelli até a Vila

da Glória, de forma que o acesso à ilha de São Francisco do Sul continuará acontecendo via balsa. “A ponte, neste momento, não tem como objetivo alcançar diretamente a ilha de São Francisco. Esse primeiro passo é estratégico para integrar melhor as regiões continentais dos dois municípios (Joinville e São Francisco do Sul), além de outros municípios da região, Itapoá e Garuva.”, diz Garcia. 


A expectativa é que o estudo confirme que o estudo é viável e permita que continuem os avanços para as próximas etapas, envolvendo a captação de recursos, licenças ambientais e, finalmente, a execução. 


Benefícios


Além de facilitar a travessia e criar uma alternativa para o fluxo entre as cidades envolvidas, a ponte será um novo trecho turístico, promovendo a exuberante beleza da Baía da Babitonga e trazendo benefícios para todo o setor, que envolve atividades de turismo náutico, gastronomia e ecoturismo

O ganho estratégico também facilitará a logística portuária, tendo em vista que a região contempla dois dos maiores portos do país: o Porto Itapoá e o Porto de São Francisco do Sul, que, juntos, são responsáveis por 60% da movimentação portuária de Santa Catarina.

A expectativa é que estes números continuem crescendo com a finalização da dragagem do canal de acesso à Baía da Babitonga, cujo evento de lançamento do edital aconteceu no mês passado (relembre aqui).



Fonte:



 
 
 

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
May 04
Rated 5 out of 5 stars.

Ótimo!!!

Like

Matriz CRECI-SC 4484 J  
Rua Ana Maria R. de Freitas, nº 238
Itapema do Norte - Itapoá, SC

Filial  CRECI-SC 6753 J
Av. Brasil, nº 115 - Salas 08 e 09
Ao lado do Restaurante Tikay - Itapoá, SC

© Copyright Imobiliária Sperandio Ltda

bottom of page